sábado, 7 de novembro de 2009

Saúde e Nutrição

Nos dias de hoje, á medida que se sucedem descobertas científicas, cada qual mais surpreendente que a outra, está sendo provado que o consumo de carne animal gera doênça. Eis aqui alguns exemplos:
1) Estudos demonstram que a fisiología do homen difere da dos animais carnívoros, nos quais o estômago tem mais músculos, as secreções gástricas são dez vezes mais ácidas e os intestinos bem mais curtos. Desse modo, no organismo humano, as carnes não digeridas ficam estagnadas por mais tempo e sua putrefação causa numerosas doênças, como velhice prematura.
2) Um dos aspectos mais graves da questão é que grandes quantidades de hormônio e antibióticos são ministrados aos animais para fazê-los engordar muito rápidamente, provocando formação de câncer e tumores, quando ingeridos pelo ser humano.
3) O professor Pech, da Faculdade de Medicina da Universidade de Montpellier, França, correlaciona a maioría das doênças do coração á presença de antibióticos nas carnes de animais de corte. Além disso, os cânceres do baço e do cólon, seríam devidos á intoxicação química, e á putrefaçaõ de alimentos animais no aparelho digestivo.
4) Pesquisadores descobriram que carnes cozidas são altamente cancerígenas. Um quilo de carne cozida, como churrasco, por exemplo, contém tanto benzopireno quanto o fumo de 600 cigarros.
5) Por outro lado, há perigos de carência de certos nutrientes. O trabalho de dois ingléses, Burkitt e Trowell, põe em evidência que a carne é muito pobre em fibras vegetais (celulose). Essa carência manifesta-se, geralmente, sob a forma de prisão de ventre, enxaqueca e cançaso, além das chamadas"doênças da civilizaçaõ" como o câncer, a artrite, as doênças cardíacas, etc.
6) A carne vermelha, mesmo a mais magra, contém uma enorme quantidade de gordura, de má qualidade, pois é rica em gordura saturada, que causa um excesso de colesterol, o que gera doênças cardiovasculares, aproveitamento deficiente de calcio, digestão difícil, etc. Além disso, é na gordura que o organismo armazena venenos químicos. (Livro Gosto Superior de A.C Bhaktivedanta Swami P.)