quarta-feira, 13 de janeiro de 2010


Gorduras Vegetais e não Animais

As melhores gorduras são as vegetais, especialmente os óleos de soja, milho, girassol e amendoim. Mas uma mistura de óleo de soja, amendoim e um terceiro a escolher, talvez seja mais aconselhável, para reunir maiores quantidades dos três ácidos gordurosos essenciais.
As gorduras animais não são recomendadas porque produzem transtornos, e quanto mais delas comemos, maior é nossa necessidade de colina é inositol- duas vitaminas do complexo B. E estas vitaminas encontram sua melhor fonte na lecitina contida maior mente no óleo de soja. Em outras palavras, quem come muita gordura animal, deveria ingerir outro tanto de óleo de soja cru para contrafazer os efeitos da primeira. Sem a lecitina, grandes partículas de colesterol se fixam nas paredes das artérias, causando problemas cardíacos.
O colesterol é muito precioso ao organismo, e não um inimigo como muitos julgam. Ele é a matéria-prima com que o organismo manipula a vitamina D, os hormônios do sexo e das supra-renais e os sais da bílis. As maiores concentrações de colesterol são encontradas nos nervos e no cérebro, o que mostra a sua importância. Mas o colesterol fornecidos pelas gorduras saturadas, como são as de origem animal, causa graves transtornos á circulação. Por esta razão insistimos em indicar as gorduras vegetais.
(Nutrição Orientada-Durval Stockler de Lima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário